Entenda como o Demolidor consegue enxergar o mundo, apesar de ser cego

Se você é fã do herói dos quadrinhos Demolidor, certamente já deve ter se perguntado como é que ele consegue “enxergar” o mundo à sua volta, apesar de ter ficado cego ainda criança.

Para alguns fãs, a explicação dos sentidos ultra aguçados do herói está relacionada aos produtos químicos que caíram em seus olhos durante o acidente que o deixou cego. Do ponto de vista científico, a explicação está na capacidade do cérebro de se adaptar às condições atuais.

No caso do Demolidor, ele funciona como uma espécie de receptor, enquanto tudo o que acontece ao seu redor são como ondas sonoras. Quando ele se concentra, ele é capaz de isolar uma delas e perceber o que está acontecendo, usando seus sentidos.

A gente é acostumado como a ideia de que o ser humano possui apenas 5 sentidos, quando na verdade é muito mais. O cérebro, por sua vez, filtra as informações que estes sentidos oferecem, o que significa que se um desses sentidos deixar de funcionar, ele vai se adaptar para continuar entendendo o que acontece.

É por isso que as pessoas acreditam que deficientes visuais escutam melhor do que quem enxerga. Na verdade, é o cérebro de adaptando para perceber melhor essa informação.

Alguns animais – é o caso do morcego – usam uma variação dessa habilidade para se movimentar. A ecolocalização consiste em o morcego emitir sons e, de acordo com o retorno do eco, saber para onde deve ir.

Advertisements